segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Platelmintos,asquelmintos(nematelmintos).

significado do nome
Os asquelmintos são vermes de corpo cilíndrico, trata-se de animais
triblásticos, protostânios, de simetria bilateral, pseudocelomados e
não segmentados. Tem o corpo revestido por uma culícula espessa e
contínua e apresentam sistema digestivo completo; sua digestão é

exclusivamente extracelular.
Os platelmintos, também conhecidos popularmente como vermes, são animais pertencentes ao filo Platyhelminthes, reino Animália e subreino Metazoa. O corpo dos platelmintos é achatado, pois não possuem sistemas respiratório e circulatório. Vivem em locais úmidos e, algumas espécies, parasitam animais (principalmente mamíferos).

problema das verminoses


Entre os vermes de corpo achatado (platelmintos), podemos destacar o Schistossoma mansoni, causador da esquistossomose, doença endêmica no Brasil que poderia ser facilmente saneada. Parasitando mais comumente o fígado e os órgãos abdominais do hospedeiro humano, o verme utiliza o sistema circulatório hemorroidário - que drena o reto do ser humano - e deposita seus ovos no final do sistema digestivo, ovos estes que são eliminados com as fezes.

Ao entrar em contado com a água, esses ovos eclodem ("chocam") e liberam uma larva, o miracídeo. Para tornar-se infestante, a larva deve transmutar-se em outro estágio larvário, a cercária. Essa transformação ocorre no interior do hospedeiro intermediário, um caramujo planorbídeo do gênero Bionphalaria.

O uso da sanguessugas na medicina


Até ao século XIX,as sanguessugas eram utilizadas na Medicina tradicional chinesa, na medicina oriental e mesmo na medicina ocidental (nas sangrias). Hoje em dia ainda há necessidade de utilizar anticoagulantes na medicina convencional, ainda que sejam artificiais. Recentemente, as sanguessugas voltaram a ser utilizadas em medicina em casos de grandes dificuldades circulatórias em membros, visto que a sua acção sugadora força o sangue a circular, ajudando a manter vivas as células.

Porém, são usadas somente na medicina alternativa, já que essas técnicas exóticas não são aceitas na medicina tradicional. A eficácia destes tratamentos e outras propriedades das sanguessugas na medicina ainda são bastante pesquisadas, mas, por enquanto, não são utilizadas na medicina tradicional.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Cnidarios

-Exemplos=agua-viva,caravela,anemonas,recifes de corais
-Habitat=aquáticos
-Nutrição=filtradores e pequenos peixes
-Importância=
Cnidarios também chamados celenterados. São animais mais inferiores que apresentam organização ao nível de tecido, na qual há especialização de células e grupos de células.

Esses dois nomes trazem informações importantes sobre a estrutura desses animais.

Celenterados, etimologicamente, significa dotado de cavidade intestinal (ou digestiva).

De fato, os celenterados foram, filogeneticamente, os primeiros animais que desenvolveram um tubo digestivo.

A palavra cnidário vem do grego knide, urtiga.

Seu corpo, ao entrar em contato com pele de outro animais, como o homem, provoca uma reação urticante, que pode ser fatal.

-Imagens=

Classe de Invertebrados

-Poríferos=(portador de poros)
-Exemplos=esponjas
-Habitat=aquáticos
-Nutrição=são filtradores (retiram o alimento que
está misturado na água).

Importância dos recifes

A importância dos oceanos é algo conhecido de todos, já que cerca de 70% do globo terrestre é constituído de água salgada. Na EXPO 98, em Portugal, foi divulgado que cerca de 80% da biodiversidade mundial e 80% do oxigênio que nós respiramos vem dos mares.

Um dos ambientes mais importantes dos mares é o ambiente recifal. A importância dos recifes de corais consiste no fato de que estes ambientes dão suporte e abrigo a uma variedade de comunidades marinhas, muitas delas de interesse econômico direto, como os peixes, os polvos, as lagostas, os camarões, as algas, entre outros, servindo de habitat para mais de 25% de toda vida marinha. Estima-se que entre um e nove milhões de espécies estão associadas aos recifes de corais, pois a produtividade primária dos ambientes recifais é muito alta, unicamente comparável à das regiões de manguezais. Isto se deve, sobretudo, às algas que fazem simbiose com os corais, as chamadas zooxantelas.

Produção de alimento: 1/5 de toda proteína animal consumida vem do mar;

Proteção da costa: os recifes protegem a costa de erosão, tempestades, ondas, etc., tanto que nas regiões onde estes foram dinamitados (por exemplo, a região de Suape-PE), a erosão marinha cresce rapidamente.

Proteção climática: organismos fotossintetizantes marinhos utilizam o CO2 que iria para a atmosfera, amenizando o efeito estufa;

Importãncia das esponjas

As esponjas produzem uma grande diversidade de metabólitos secundários, muitos dos quais têm estruturas originais de grande interesse para a farmacologia e a pesquisa biomédica. Esses compostos representam um importante recurso natural, pois podem levar à produção de medicamentos mais eficazes contra o câncer e outras doenças graves, como as causadas por vírus, bactérias ou fungos. As esponjas são um dos grupos de organismos com maior percentagem de espécies produtoras de compostos antibióticos, antitumorais e antivirais. Outros invertebrados como briozoários, ascídias e cnidários não têm tantas espécies com compostos ativos, nem um espectro tão amplo de atividades quanto as esponjas.

Imagens:









sexta-feira, 10 de setembro de 2010

As arvores



Porque nem todos podem ser considerados assim. Existe o que denominamos de uma “inconsciência ecológica” em muitas pessoas. O que muita gente faz é comportamento de ser não pensante, de inconsciência no pior sentido... Aquela eco/alienação mal dosa, cruel, de querer destruir tudo o que está à sua volta, de deixar apenas a areia, o cimento, o concreto. E pior é que isso não acontece com os incultos, com os sem diploma, com os sem instrução. Nada disso. Acontece também com os letrados, com os doutores, com os donos do poder económico. Diríamos que essa inconsciência é bem rasteira, do tipo que derruba árvores porque as folhas podem sujar a piscina, quando no verão... Ou porque as árvores derrubam folhas muito pequeninas, “difíceis de limpar”... Ou porque atrapalham a entrada do carro na garagem... Argumentos que as secretarias estaduais e municipais, órgãos ambientais, enfim, estão acostumados a ouvir, no quotidiano de todos os dias. Mas há aqueles que as defendem, que brigam se houver maus tratos!... Que fique testemunhada a revolta da população com os serviços prestados pelas concessionárias de energia elétrica, que a pretexto de “liberação da fiação”, acabam destruindo o pouco que resta da arborização urbana nas cidades.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Glitter Text

O projeto fungo foi realizado com os objetivos:

-Conhecer a diversidade de espécies deste reino

-Saber da importância deles para o meio ambiente em geral




O vídeo postado foi elaborado pela professora de ciências, pois houve problemas com as fotos batidas.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Fungos decompositores


Os fungos são heterotróficos, obtém seu alimento a partir de matéria orgânica, sendo decompositores ou parasitas de seres vivos os quais lhe servem de alimentos.Os fungos decompositores, como o nome diz, servem para a rápida decomposição da matéria. Por exemplo, as fezes que um cachorro faz na grama: se não houvessem fungos decompositores, sua decomposição seria bem mais lenta. Os fungoes decompostores se alimentam da matéria "podre".
Nome cientifíco:Saprófitas

Transito

FAIXA DE PEDESTRE

Não se trata de respeitar a faixa para o pedestre, - uma imposição da Lei -, mas de respeitar o pedestre na faixa. É respeitando a pessoa que entramos no domínio das Boas-maneiras, e uma boa ocasião para isto é quando estamos ao volante do carro e percebemos que alguém na calçada deseja atravessar a rua à nossa frente pela faixa do pedestre. Respeitar a pessoa significa reconhecermos e valorizarmos o seu sentimento de auto-estima, o que também faz com que nossa própria auto-estima cresça e com ela o orgulho de nossa cidadania.

EDUCAÇÃO NO TRANSITO

A Coordenação de Educação para o Trânsito no DETRAN é uma área voltada para a elaboração e desenvolvimento de programas e campanhas educativas de trânsito, em articulação com o Conselho Estadual de Trânsito e órgãos comunitários, objectivando conscientizar os condutores e pedestres para o comportamento adequado no trânsito, além de propor e realizar estudos.

MORTE NO TRANSITO

Os acidentes de trânsito têm sido uma das principais causas das mortes violentas no Brasil. O atropelamento é o mais grave dos acidentes de trânsito. A proposta destadissertação é a de como utilizar técnicas da Engenharia de Tráfego no estudo da segurança dos pedestres.Dispositivo desenvolvido por técnicos de trânsito da cidade de Santo André a fim de impedir o acesso de veículos, inclusive motos, a vielas reservadas exclusivamente para os pedestres.

SINALIZAÇÃO

A sinalização no Brasil é boa mais falta muito para ficar perfeita por isto que o governo esta querendo melhorar esta parte