segunda-feira, 25 de abril de 2011

Caracteristicas psicológica da adolescência

No aspecto psicológico

O adolescente nesta etapa vive no seu mundo interior. Para conhecer a própria personalidade, as suas ideias e ideais, compara-se com o mundo dos outros.

Dá impressão de apatia devido a preocupação repousada e reflexiva pelos próprios estados anímicos.

Esta interiorização abarca também as esferas intelectuais, filosóficas e estéticas, enchendo a sua vida com estas teorias.

As características mais próprias deste período, são:

Crescente consciência e conhecimento do “eu”.

Nascimento da independência.

Adaptação progressiva aos núcleos sociais da família, escola e comunidade em geral. O espirito de independência cresce rapidamente, mas é imaturo ainda e manifesta-se com brusquidão e agressividade.

Independência e liberdade são a sua constante exigência.

Opõe-se, portanto, a que o tenham sujeito ou lhe perguntem sobre os seus assuntos, projectos, amigos com quem anda, ou a que se imiscuam na sua vida privada.

É capaz de albergar sentimentos de rancor, vingança e violência, embora de modo esporádico e sejam pouco duradoiros.

Manifesta uma grande preocupação por pormenores e gestos que observa na pessoa a quem imita e idealiza.

Interessa-lhe e procura conhecer a própria personalidade, mas é mais observador em relação à dos outros, tanto dentro como fora do núcleo familiar.

http://educacao.aaldeia.net/psicologia-adolescencia/

Caracteristicas Fisiológicas

Numa fase de pré-puberdade, que dura mais ou menos dois anos, ocorrem mudanças corporais (caracteres sexuais secundários)1 que preparam as transformações fisiológicas da puberdade, isto é, a possibilidade de ejaculação e a menstruação. Os órgãos sexuais entram em funcionamento e são estas modificações que vão marcar a sexualidade adolescente por uma genitalidade e possibilitam a capacidade da função reprodutora. São muitas as transformações que ocorrem durante a puberdade. Nos rapazes aparecem pêlos nas pernas, no peito, nos braços, nas axilas e na região púbica.

http://pt.shvoong.com/humanities/1678030-aspectos-fisiol%C3%B3gicos-da-adolesc%C3%AAncia/

IMAGENS



Nenhum comentário:

Postar um comentário