segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Platelmintos,asquelmintos(nematelmintos).

significado do nome
Os asquelmintos são vermes de corpo cilíndrico, trata-se de animais
triblásticos, protostânios, de simetria bilateral, pseudocelomados e
não segmentados. Tem o corpo revestido por uma culícula espessa e
contínua e apresentam sistema digestivo completo; sua digestão é

exclusivamente extracelular.
Os platelmintos, também conhecidos popularmente como vermes, são animais pertencentes ao filo Platyhelminthes, reino Animália e subreino Metazoa. O corpo dos platelmintos é achatado, pois não possuem sistemas respiratório e circulatório. Vivem em locais úmidos e, algumas espécies, parasitam animais (principalmente mamíferos).

problema das verminoses


Entre os vermes de corpo achatado (platelmintos), podemos destacar o Schistossoma mansoni, causador da esquistossomose, doença endêmica no Brasil que poderia ser facilmente saneada. Parasitando mais comumente o fígado e os órgãos abdominais do hospedeiro humano, o verme utiliza o sistema circulatório hemorroidário - que drena o reto do ser humano - e deposita seus ovos no final do sistema digestivo, ovos estes que são eliminados com as fezes.

Ao entrar em contado com a água, esses ovos eclodem ("chocam") e liberam uma larva, o miracídeo. Para tornar-se infestante, a larva deve transmutar-se em outro estágio larvário, a cercária. Essa transformação ocorre no interior do hospedeiro intermediário, um caramujo planorbídeo do gênero Bionphalaria.

Um comentário: