segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Equinodermos

1.Corpo com espinhos.

2.estrela-do-mar,ouriço-do-mar...

3.todos são marinhos

4.pequenos animais e plantas.

5.Imagens:



6.Importancia:

Artrópodes-diplópodes e quilópodes

Exemplos:Quilópode = lacraia
diplópode = embuá (centopéia)

Habitat:cavam tuneis,sob pédras.

Imagens:



Importância:

Artropodes-crustáceos

Exemplos:siri, carangueijo, camarão, lagostas, tatuzinho- de- jardim...

Habitat: terrestre, aquáticos

Imagens:



Importância:

Artrópodes - aracnídeos

Exemlos:Aranhas, opiliões, ácaros...

Habitat:florestas, entulhos.

Imagens:



Importância:

Artropodes

Animais com patas articuladas.

Artrópodes. Insetos:

Exemplos:moscas, baratas, piolhos, borboletas, abelhas...

Habitat: habitam em todos os ambientes.



Importância:

link video:http://www.youtube.com/watch?v=Zv3nhN4qEyg

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Moluscos

1.Significados:Animais de corpo mole

2.Exemplos:Caracóis, lesmas,polvo,lula,ostras...

3.Habitat:são terrestres e aquáticos

4.Nutrição:se alimentam de vegetais,animais...

5.Imagens :






6.Importância:

Anelideos

1.Significado: Vermes com o corpo divididos em anéis

2.Exemplos: Minhocas, sanguessugas, poliquetas, minhocoçú.

3.Habitat: Terrestres: locais úmidos e sombrios
Aquáticos: rios, lagos, oceanos

4.Nutrição: Se alimentam de restos de vegetais e animais. Sanguessugas: sangue

5.Imagens:














6. Importância

Nematelmintos (Asquelmintos)

1.vermes de corpo cilíndrico.

2.lombriga,Oxiúros,bicho-geográfico.

3.HBITAT:orgânico, parasitam outros animais.

4.NUTRIÇÃO:se alimentãm de nutrientes encontrados no intestino de outros animais.

5.IMAGENS:











6.IMPORTÂNCIA

Platemintos

1.Significado:Vermes de corpo achatado

2.Exemplos:Taenias soluem, taenias saginatas, Esquistossomos

3.Habitat:Orgânico, parasitam outros animais.

4.Nutrição:Se alimentam dos nutrientes encontrados no intestino de outros animais.

5.Imagens:











6.Importância:

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Bullying isso não é brincadeira

Atos agressivos físicos ou verbais só são evitados com a união de diretores, professores, alunos e famílias.
Bullying é uma situação que se caracteriza por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo "ameaçar, intimidar".
Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas. E todo ambiente escolar pode apresentar esse problema.

Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.








Brigada anti-bulying

Eles formam uma brigada anti-bullying, com o objetivo de defender vítimas de agressores,oferecendo suporte moral e conselhos sobre como elas devem agir,conversando com os autores da brincadeira sem graça e até mesmo comunicando à diretoria da escola casos mais graves.
“Penso assim: dê risada com o seu amigo e não dele”, diz uma estudante.Ela foi vítima de bullying quando tinha seis anos.”Sei como é ruim ser zoado e não gosto que fiquem fazendo isso com os outros.”Para ela, a platéia que se forma dentro da classe para rir do bullying só incentiva a atitude."Só tem palhaço porque tem gente que dá risada.”
Outra estudante diz o seguinte:"Aconselho o aluno vítima de bullying a nunca revidar, a nunca agir de forma violenta."Acho que muitas vezes a conversa com um colega funciona melhor do que a conversa com o diretor da escola ou com os pais dos alunos”,afirma o estudante.


As faces da maldade


Veja o que é considerado bulying pela Associação Brasileira Multi profissional de Proteção à Infância e à adolescência (Abrapia):

* colocar apelidos * ofender * zoar * gozar * encarnar * sacanear * humilhar * fazer sofrer * discriminar * excluir * isolar * ignorar * intimidar *assediar *aterrorizar * amedrontar * tiranizar * dominar * agredir * perseguir
* bater * chutar * empurrar * ferir * roubar * quebrar pertences

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Platelmintos,asquelmintos(nematelmintos).

significado do nome
Os asquelmintos são vermes de corpo cilíndrico, trata-se de animais
triblásticos, protostânios, de simetria bilateral, pseudocelomados e
não segmentados. Tem o corpo revestido por uma culícula espessa e
contínua e apresentam sistema digestivo completo; sua digestão é

exclusivamente extracelular.
Os platelmintos, também conhecidos popularmente como vermes, são animais pertencentes ao filo Platyhelminthes, reino Animália e subreino Metazoa. O corpo dos platelmintos é achatado, pois não possuem sistemas respiratório e circulatório. Vivem em locais úmidos e, algumas espécies, parasitam animais (principalmente mamíferos).

problema das verminoses


Entre os vermes de corpo achatado (platelmintos), podemos destacar o Schistossoma mansoni, causador da esquistossomose, doença endêmica no Brasil que poderia ser facilmente saneada. Parasitando mais comumente o fígado e os órgãos abdominais do hospedeiro humano, o verme utiliza o sistema circulatório hemorroidário - que drena o reto do ser humano - e deposita seus ovos no final do sistema digestivo, ovos estes que são eliminados com as fezes.

Ao entrar em contado com a água, esses ovos eclodem ("chocam") e liberam uma larva, o miracídeo. Para tornar-se infestante, a larva deve transmutar-se em outro estágio larvário, a cercária. Essa transformação ocorre no interior do hospedeiro intermediário, um caramujo planorbídeo do gênero Bionphalaria.

O uso da sanguessugas na medicina


Até ao século XIX,as sanguessugas eram utilizadas na Medicina tradicional chinesa, na medicina oriental e mesmo na medicina ocidental (nas sangrias). Hoje em dia ainda há necessidade de utilizar anticoagulantes na medicina convencional, ainda que sejam artificiais. Recentemente, as sanguessugas voltaram a ser utilizadas em medicina em casos de grandes dificuldades circulatórias em membros, visto que a sua acção sugadora força o sangue a circular, ajudando a manter vivas as células.

Porém, são usadas somente na medicina alternativa, já que essas técnicas exóticas não são aceitas na medicina tradicional. A eficácia destes tratamentos e outras propriedades das sanguessugas na medicina ainda são bastante pesquisadas, mas, por enquanto, não são utilizadas na medicina tradicional.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Cnidarios

-Exemplos=agua-viva,caravela,anemonas,recifes de corais
-Habitat=aquáticos
-Nutrição=filtradores e pequenos peixes
-Importância=
Cnidarios também chamados celenterados. São animais mais inferiores que apresentam organização ao nível de tecido, na qual há especialização de células e grupos de células.

Esses dois nomes trazem informações importantes sobre a estrutura desses animais.

Celenterados, etimologicamente, significa dotado de cavidade intestinal (ou digestiva).

De fato, os celenterados foram, filogeneticamente, os primeiros animais que desenvolveram um tubo digestivo.

A palavra cnidário vem do grego knide, urtiga.

Seu corpo, ao entrar em contato com pele de outro animais, como o homem, provoca uma reação urticante, que pode ser fatal.

-Imagens=

Classe de Invertebrados

-Poríferos=(portador de poros)
-Exemplos=esponjas
-Habitat=aquáticos
-Nutrição=são filtradores (retiram o alimento que
está misturado na água).

Importância dos recifes

A importância dos oceanos é algo conhecido de todos, já que cerca de 70% do globo terrestre é constituído de água salgada. Na EXPO 98, em Portugal, foi divulgado que cerca de 80% da biodiversidade mundial e 80% do oxigênio que nós respiramos vem dos mares.

Um dos ambientes mais importantes dos mares é o ambiente recifal. A importância dos recifes de corais consiste no fato de que estes ambientes dão suporte e abrigo a uma variedade de comunidades marinhas, muitas delas de interesse econômico direto, como os peixes, os polvos, as lagostas, os camarões, as algas, entre outros, servindo de habitat para mais de 25% de toda vida marinha. Estima-se que entre um e nove milhões de espécies estão associadas aos recifes de corais, pois a produtividade primária dos ambientes recifais é muito alta, unicamente comparável à das regiões de manguezais. Isto se deve, sobretudo, às algas que fazem simbiose com os corais, as chamadas zooxantelas.

Produção de alimento: 1/5 de toda proteína animal consumida vem do mar;

Proteção da costa: os recifes protegem a costa de erosão, tempestades, ondas, etc., tanto que nas regiões onde estes foram dinamitados (por exemplo, a região de Suape-PE), a erosão marinha cresce rapidamente.

Proteção climática: organismos fotossintetizantes marinhos utilizam o CO2 que iria para a atmosfera, amenizando o efeito estufa;

Importãncia das esponjas

As esponjas produzem uma grande diversidade de metabólitos secundários, muitos dos quais têm estruturas originais de grande interesse para a farmacologia e a pesquisa biomédica. Esses compostos representam um importante recurso natural, pois podem levar à produção de medicamentos mais eficazes contra o câncer e outras doenças graves, como as causadas por vírus, bactérias ou fungos. As esponjas são um dos grupos de organismos com maior percentagem de espécies produtoras de compostos antibióticos, antitumorais e antivirais. Outros invertebrados como briozoários, ascídias e cnidários não têm tantas espécies com compostos ativos, nem um espectro tão amplo de atividades quanto as esponjas.

Imagens:









sexta-feira, 10 de setembro de 2010

As arvores



Porque nem todos podem ser considerados assim. Existe o que denominamos de uma “inconsciência ecológica” em muitas pessoas. O que muita gente faz é comportamento de ser não pensante, de inconsciência no pior sentido... Aquela eco/alienação mal dosa, cruel, de querer destruir tudo o que está à sua volta, de deixar apenas a areia, o cimento, o concreto. E pior é que isso não acontece com os incultos, com os sem diploma, com os sem instrução. Nada disso. Acontece também com os letrados, com os doutores, com os donos do poder económico. Diríamos que essa inconsciência é bem rasteira, do tipo que derruba árvores porque as folhas podem sujar a piscina, quando no verão... Ou porque as árvores derrubam folhas muito pequeninas, “difíceis de limpar”... Ou porque atrapalham a entrada do carro na garagem... Argumentos que as secretarias estaduais e municipais, órgãos ambientais, enfim, estão acostumados a ouvir, no quotidiano de todos os dias. Mas há aqueles que as defendem, que brigam se houver maus tratos!... Que fique testemunhada a revolta da população com os serviços prestados pelas concessionárias de energia elétrica, que a pretexto de “liberação da fiação”, acabam destruindo o pouco que resta da arborização urbana nas cidades.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Glitter Text

O projeto fungo foi realizado com os objetivos:

-Conhecer a diversidade de espécies deste reino

-Saber da importância deles para o meio ambiente em geral




O vídeo postado foi elaborado pela professora de ciências, pois houve problemas com as fotos batidas.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Fungos decompositores


Os fungos são heterotróficos, obtém seu alimento a partir de matéria orgânica, sendo decompositores ou parasitas de seres vivos os quais lhe servem de alimentos.Os fungos decompositores, como o nome diz, servem para a rápida decomposição da matéria. Por exemplo, as fezes que um cachorro faz na grama: se não houvessem fungos decompositores, sua decomposição seria bem mais lenta. Os fungoes decompostores se alimentam da matéria "podre".
Nome cientifíco:Saprófitas

Transito

FAIXA DE PEDESTRE

Não se trata de respeitar a faixa para o pedestre, - uma imposição da Lei -, mas de respeitar o pedestre na faixa. É respeitando a pessoa que entramos no domínio das Boas-maneiras, e uma boa ocasião para isto é quando estamos ao volante do carro e percebemos que alguém na calçada deseja atravessar a rua à nossa frente pela faixa do pedestre. Respeitar a pessoa significa reconhecermos e valorizarmos o seu sentimento de auto-estima, o que também faz com que nossa própria auto-estima cresça e com ela o orgulho de nossa cidadania.

EDUCAÇÃO NO TRANSITO

A Coordenação de Educação para o Trânsito no DETRAN é uma área voltada para a elaboração e desenvolvimento de programas e campanhas educativas de trânsito, em articulação com o Conselho Estadual de Trânsito e órgãos comunitários, objectivando conscientizar os condutores e pedestres para o comportamento adequado no trânsito, além de propor e realizar estudos.

MORTE NO TRANSITO

Os acidentes de trânsito têm sido uma das principais causas das mortes violentas no Brasil. O atropelamento é o mais grave dos acidentes de trânsito. A proposta destadissertação é a de como utilizar técnicas da Engenharia de Tráfego no estudo da segurança dos pedestres.Dispositivo desenvolvido por técnicos de trânsito da cidade de Santo André a fim de impedir o acesso de veículos, inclusive motos, a vielas reservadas exclusivamente para os pedestres.

SINALIZAÇÃO

A sinalização no Brasil é boa mais falta muito para ficar perfeita por isto que o governo esta querendo melhorar esta parte

terça-feira, 31 de agosto de 2010

sábado, 28 de agosto de 2010

Remedios feitos de fungos


Foi do ascomiceto Penicillium chrysogenum que se extraiu originalmente a penicilina, um dos primeiros antibióticos a ser empregado com sucesso no combate a infecções causadas por bactérias.

Certos fungos produzem toxinas poderosas, que vêm sendo objeto da pesquisa farmacêutica. Muitos fungos produzem substâncias denominadas ciclopeptídios, capazes de inibir a síntese de RNA mensageiro nas células animais.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Cogumelos Venenosos



Este simpático e vistoso cogumelo (nome popular de alguns fungos Basidiomycota e Ascomycota, que apresentam corpo de frutificação) de chapeu vermelho, por mais inofensivo e apetitoso que pareça, é venenoso. Seu nome científico é Russula emetica, um cogumelo famoso por fazer a pessoa vomitar horrores. Dizem que a sensação é tão ruim que você se sente como se estivesse morrendo!
Mas por incrível que pareça, o Russula emetica é um dos cogumelos venenosos menos prejudiciais. O Cenocybe coprophila, cogumelo que nasce nas feses de animais, é considerado mortal. Esta espécie está em estudo pouco se sabe sobre ele.

Fonte:http://microbiovirtual.blogspot.com/2010/07/cogumelos-venenos.html

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Micose nas pessoas



A micose é uma doença com origem em fungos e que afecta as zonas de humidade do
corpo humano. A micose é uma infecção causadas por fungos, organismos oportunistas que provocam, por exemplo, o bolor do pão
ou são usados para o fabrico do queijo. Os fungos são organismos microscópicos que vivem praticamente em todos os ambientes. As micoses em seres humanos são causadas por dois tipos de fungos: os dermatófitos e os fungos da espécie Candida. Existem fungos dermatófitos que habitam a terra (geofílicos), os animais (zoofílicos) ou o próprio homem (antropofílicos) e que penetram nas camadas superficiais da pele, fios de cabelos e unhas, alimentando-se da queratina e dos restos celulares desses locais.

Fungos nas plantas


Ferrugem - Fungo Puccinia melanocephala

A ferrugem está presente em todas as regiões produtoras do Brasil e é encontrada em, aproximadamente, 64 países produtores. Conhecida há mais de 100 anos, a doença causa perdas de 50% nas variedades mais suscetíveis. No Brasil, a ferrugem foi detectada pela primeira vez em 1986, quando afetou canaviais dos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Os sintomas característicos da ferrugem, descritos abaixo, podem ser observados na Figura 1.

*
inicialmente, surgem pequenas pontuações cloróticas nas folhas, que evoluem para manchas alongadas de coloração amarelada, podendo ser observadas na superfície superior e inferior da folha. As manchas variam entre dois e dez centímetros de comprimento e um e três centímetros de largura, e aumentam rapidamente de tamanho, mudando da coloração amarela para avermelhada, vermelho-parda e preta nos estágios finais de morte da folha;

*
desenvolvimento de pústulas (elevações na superfície da folha, causadas pelo desenvolvimento do fungo) nos centros das manchas e na face inferior das folhas.

Fungos na alimentação


Os fungos do fermento não são grandões como os cogumelos, mas seres microscópicos, chamados de levedura, que vivem no ar e na superfície das coisas. Ao entrar em contato com a massa do pão, essas leveduras, batizadas pelos cientistas de Saccharomyces cerevisiae, se alimentam dos açúcares e, ao mesmo tempo, eliminam álcool e gás carbônico – um processo denominado fermentação ou levedação.

O gás carbônico é o responsável pelas bolhas que se formam na massa do pão e por fazê-la aumentar de volume. Já o álcool evapora quando a massa é levada ao forno (portanto não há risco de ninguém ficar bêbado!), e as pobres das leveduras, depois de tanto trabalho, morrem todas!

Fungos comestíveis

Fungos comestíveis

Agaricus bisphorus - champignon
Desde a Antigüidade, os cogumelos vêm sendo consumidos pelos povos orientais devido às suas propriedades medicinais e nutricionais, e ao longo dos anos tem-se observado um aumento gradativo no consumo. No entanto, ainda há dúvidas quanto aos benefícios ou prejuízos à saúde, decorrentes do uso destes cogumelos pelas populações humanas. De aproximadamente 10.000 espécies de cogumelos conhecidos, cerca de 700 são comestíveis e mais de 200 têm valor medicinal, embora uma pequena parcela desses cogumelos seja própria para consumo (CHANG, 1996).

Levedura no pão



Levedura no pão

Permite, quando adicionada à massa, que esta cresça e depois seja levada ao forno e forme o pão.O pão cresce devido a todo um processo de transformação realizado pela levedura, que quando misturada com a massa, que contém açucares, vai começar a se reproduzir e a realizar a glicose. Em seguida dá-se a transformação do ácido pirúvico (produto resultante da glicólise) em etanol, tendo sido libertado, para que esta transformação ocorra, um gás, dióxido de carbono): é este gás que, ao criar bolhas na massa, vai provocar o aumento de volume da mesma.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Levedura

Saccharomyces cerevisae

Saccharomyces cerevisae

A cerveja e todas as bebidas alcólicas feitas a partir da fermentación também são produtos fúnguicos. O mesmo fungo que produz gás carbónico na massa de pan, a Saccharomyces cerevisae, ajuda a transformar açúcar em álcool. Quando tomamos uma cerveja ou bebidas que sofreram pasteurización, as células vivas de fungo estão contidas no líquido. Os refrixerantes também são produtos fúnguicos, porque a maioria têm ácido cítrico, que também é produzido por um fungo, o Aspergillus lividus, empregado industrialmente. (O nome do ácido sugere que se produz a partir de frutas cítricas, e aliás assim era no passado. Hoje todo o ácido cítrico consumido é produzido a partir do Aspergillus lividus.)

Fonte:http://pt.shvoong.com/exact-sciences/biology/1843951-aplica%C3%A7%C3%A3o-fungos-na-produ%C3%A7%C3%A3o-bebidas/

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Projeto copa sobre alguns países Espanha










A variedade climática corresponde fielmente à diversidade de formações vegetais. No sul crescem bosques de tipo atlântico, com árvores de folhas caducas, como o carvalho, a faia e o castanheiro. A vegetação natural da meseta seria a de estepe e de bosques mediterrâneos, mas se encontra degradada por milênios de agricultura. É típica da zona ocidental (Salamanca, Extremadura) a paisagem de pastagens com bosques de azinheiras. A azinheira e o pinho aparecem em todas as zonas de clima mediterrâneo, assim como o matagal denso, resultante da degradação de outras formações.


A fauna natural espanhola reflete a transição geográfica entre Europa e África. Ursos, lobos, linces, cervos e cabras selvagens sobrevivem em zonas montanhosas e em reservas. Abundam também javalis, lontras, abutres e outras espécies já extintas em quase todo o resto da Europa. Além de diversas espécies de águias e falcões, as aves aquáticas e migratórias formam grandes colônias nas regiões de Huelva, Ciudad Real e Gerona.

Costa do Marfim










As comunidades da selva marfinense de Tanoe trabalham para obter o status de Reserva Natural Voluntária, a primeira neste país da África Ocidental. Autoridades mantêm uma série de reuniões com chefes de aldeias locais, profissionais e outros envolvidos a fim de estabelecer os passos a seguir para obter a autogestão. Ecologistas e activistas desta localidade contestaram a instalação de uma grande empresa agro-industrial na selva pantanosa de Tanoe, de grande diversidade biológica.


No começo dos trabalhos de limpeza para plantar palma surgiu a voz de alarme. Activistas de diferentes partes do mundo uniram-se à população local, incluindo profissionais que mandaram várias cartas de protesto às autoridades da Costa do Marfim. “O projecto pode levar ao desaparecimento de várias espécies de animais e plantas típicas da selva de Tanoe”, disse Inza Koné, coordenador do programa de Pesquisa e Acção para Salvaguardar os Primatas da Costa do Marfim, do Centro Suíço de Pesquisas Cientificas na Costa do Marfim.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Africa do sul









'Lotononis adpressa é uma espécie vegetal da família Fabaceae.

Pode ser encontrada nos seguintes países: Lesoto e África do Sul.

Os seus habitats naturais são: campos de gramíneas de clima temperado.


Leões africanos. Seu principal habitat atual são as savanas africanas, principalmente no Kenya e na Tanzânia. Hoje, fora da África, apenas a Índia ainda possui leões em seu habitat natural, no santuário da floresta de Gir. Há dez mil anos, entretanto, os leões habitaram vastas regiões da África, Europa e Ásia.